[MASOCH-L] Redes sem fio: segurança ( mito e realidade ) e empresas especializadas idôneas. Dúvidas.

Fernando Ulisses dos Santos fernando at bluesolutions.com.br
Sat Feb 9 01:56:51 BRST 2008

Cássio,

Realmente, como já colocaram o Leonardo e o Cristiano, tecnologia
existe, tudo depende de quanto você tem pra gastar.

Os principais ataques sobre redes Wireless estão em acesso não
autorizado. Criptografia fraca (WEP) ou mesmo a falta de criptografia
como se vê muito por aí, tornam o acesso coisa de criança. Com programas
e equipamentos corretos (que custam menos do que R$ 150) é possível
clonar MAC, quebrar senhas WEP, descobrir IPs, capturar tráfego e entrar
na rede em questão de minutos.

Hoje os equipamentos de valor médio já implementam criptografia forte
(WPA2), com integração com servidores Radius e 802.1x para autenticar
clientes, não é aquelas coisas, mas se for para uma pequena/média
empresa é aceitável. Claro que, como WEP já foi "seguro" a uns 5 anos
atrás, daqui alguns anos a lei de Moore vai ajudar a quebrar as senhas
WPA/WPA2 em um tempo razoável.

O mínimo que você deve fazer é separar a rede Wireless da rede da
empresa com VLANs ou mesmo com Switchs separados e colocar filtros de
pacotes bem rígidos, para evitar que um atacante avançado consiga ir
muito além da rede Wireless.

Os ataques que sobram são capturar a chave WPA2 criptografada e tentar
força bruta, aí, quanto maior a chave, melhor. Outra forma é simular ser
um AP e capturar a chave de algum cliente legítimo, esses ataques exigem
bem mais experiência e equipamentos um pouco mais caros, nada abusivo,
mas já afasta os script kiddies. Também existem ataques de DoS e
problemas de interferência.

Contra esses riscos você vai precisar de equipamentos top de linha hoje,
que são capazes de detectar se existem APs clandestinos na rede, trocar
canais para evitar interferência, detectar e mitigar ataques DoS
automaticamente, etc. Só que se prepare para colocar a mão no bolso,
normalmente essas soluções acompanham appliances e software proprietário.

Também pode optar por segurança por obscuridade, adotando 802.11a ou
redes a 5.8Ghz e o WPA2 + 802.1x + Radius. É uma solução caseira de
preço intermediário e que os script kiddies não acharão tão fácil.

Como já foi falado, quanto melhor a solução, mais difícil é o setup.
Colocar um cliente em um ambiente desses exige bem mais configuração do
que o automático que o Windows faz.

Só que cliente é cliente, e a demanda tende a se tornar mais forte,
dependendo do tamanho do cliente, você pode optar por uma das três
soluções acima. Cuidado, se a rede for muito grande, pode ser que você
já tenha APs espalhados por aí e nem sabe.

Atenção se for disponibilizar acesso para os alunos. Nesse caso a
solução mais simples resolve, só que tenha certeza de autenticar os
alunos e fazê-los assinar termos de responsabilidade sobre senhas e
acessos. Não tem ambiente melhor pra cometer um crime do que uma rede
Wireless pouco gerenciada. O anonimato é garantido.

Se quiser referência, o NIST SP800-48 trata sobre segurança em redes
Wifi e dá várias recomendações.
Na GTER-23/GTS-09 teve uma palestra do Ronaldo Vasconcellos sobre
ferramentas do Auditor Wireless, lá dá para ter uma noção do que se
precisa para ataques em redes Wifi.
Na GTER-24/GTS-10 teve uma palestra da Claudia Pereira explicando alguma
coisa sobre segurança Wireless. Você encontra as duas palestras no site.

--
Fernando Ulisses dos Santos
Blue Solutions - Soluções em TI
fernando at bluesolutions.com.br