[MASOCH-L] Redes sem fio: segurança ( mito e realidade ) e empresas especializadas idôneas. Dúvidas.

Leonardo Rodrigues Magalhães leolistas at solutti.com.br
Fri Feb 8 09:44:42 BRST 2008

Cristiano Maynart Pereira escreveu:
> Olá Cassio,
>
> Sua preocupação também é a de muitos outros, inclusive a minha. Mas hoje em dia já existem soluções que garantem uma boa segurança. Estas soluções constam de um switch wireless, que tem um investimento maior, porém podem ser utilizadas AP's que só funcionam com ele e que tem um preço mais acessível para compensar.

> [...]

    O grande problema aqui é o famoso 'quer pagar quanto ???'.

    O preço de um projeto bem realizado bem como de equipamentos como os
que o Cássio citou são BEM altos. Nada que se compare ao valor de
comprar alguns APs 'normais'.

    A tecnologia existe, os equipamentos existem .... mas geralmente a
turma quer tirar leite de pedra e utilizar Access Points de R$ 150-200
adquiridos no Mercado Livre numa situação de rede sem fio realmente
segura. Não dá ....

    Eu tenho uma universidade como cliente e passamos por dilema
semelhante ano retrasado. O pessoal queria implementar rede sem fio em
algumas áreas de faculdade (biblioteca, lanchonetes, etc). Nem era na
faculdade inteira, somente nessas áreas onde os alunos poderiam estar
FORA das aulas. Na ocasião até levantamos algumas coisas, mas paramos
exatamente no preço. O pessoal queria porque queria utilizar APs dlink,
R$ 200 cada, e queria fazer mágica com eles. Não existe isso.

    Eu fui contra fazer do jeito que eles queriam, mas tive que acabar
cedendo e participar da implantação porque a decisão não cabia a mim.
Criamos uma rede fisicamente separada através de VLAN para colocar todos
os APs (dlink) na mesma rede física e separada das demais redes. Nova
placa de rede no firewall pra receber essa rede, NENHUM tráfego vai da
rede sem fio pras redes administrativas e acesso internet somente TCP/80
e TCP/443, isso ainda TCP/80 passando transparente no squid pra fazer
alguns bloqueios.

    Não é perfeito, mas pelo menos atendeu lá.

    Agora outro grande problema de projetos verdadeiramente seguros de
rede sem fio é que eles introduzem uma pequena dificuldade extra pra uma
pessoa chegar e conectar na rede. O caso do meu cliente, por exemplo,
ele fazia questão de não ter mecanismos muito 'complicados' para que um
aluno pudesse estabelecer a conexão na rede e utilizar internet. Claro
que num ambiente corporativo verdadeiro a coisa é diferente, mas lá nós
não podíamos inserir muitas dificuldades.

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues

	gertrudes at solutti.com.br