[MASOCH-L] RES: RES: Sincronização Dados entre dois servidores em "tempo real".

Renato Frederick frederick at dahype.org
Fri Dec 5 13:10:42 BRST 2008

> O NFS é sujeito a erros de 'race condition' no gerenciamento de travas.
> São problemas muito raros, mas quando acontecem causam um bocado de
> confusão. Eu já vi uma mensagem de e-mail que era um 'merge' de duas
> outras, provocada por uma dessas falhas.

Realmente, já tive o desprazer de usar mailbox em cima de NFS, o lock gerava
muito chamado e perda de dados.

> O DJB, com sua característica delicadeza, chama o NFS de Network
> Failure
> System, mas dada a raridade das condições de corrida isso é um exagero.

Hehehe, realmente, ele é bem severo nas críticas. Mas voltando ao lock por
causa deles comecei a usar maildir, já usei em ambiente de testes com qmail
+ NFS e foi aceitável.

> Por via das dúvidas os storages modernos suportam protocolos bem mais
> resistentes (mas mais lerdos, o que é amplamente compensado pela
> velocidade das redes de agora) do que o NFS.

Sim, mas caso budget seja problema, ele pode habilitar o NFS entre os 2
servidores, se for um aplicativo que não seja sensível a locks, ex, dois
servidores WEB apontando pro mesmo WWW/data, talvez compense.