[MASOCH-L] [2DE-10384D1E-7077] 3 Links Dedicados (3 Operadoras) como utilizar ?

ITM NETWORKS supervisor at itmnetworks.com.br
Fri Aug 15 14:20:14 BRT 2008

Ola Todos,

Estou instalando no nosso
escritorio do Brasil um pequeno DataCenter para pequenas tarefas, vou
utilizar 3 links de 2Mbps, cada 1 de 1 operadora diferente.
Provavelmente sera Embratel, Telefonica e InteLig.
Nao
tenho experiancia em utilizacao de link dedicado, fiz um curso
praparatorio para o exame da Cisco (CCNA) para conhecer sobre
roteadores Cisco, até o momento só tinha utilizado routers de ADSL, mas
ficou faltando muita coisa, o professor nao sabia responder algumas
perguntas como as perguntas abaixo:

Minha duvida é o seguinte:

Quais equipamentos eu preciso ?

Ao
contratar com as operadoras, me informaram que vao fornecer uma faixa
de IPs da propria operadora, eu quero utilizar nossos proprios IPs (que
ainda nao temos mas vi que é possivel adquirir o ASN e IPs próprios), a
duvida é como utilizar nossos proprios IPs com estes links das
operadoras ?

No caso, como fazer os mesmos ips, funcionar ao
mesmo tempo com as 3 operadoras, para se um ou dois links cairem nada
parar de funcionar ?

Nestes 3 links, terei 6 servidores, preciso
limitar cada servidor para utilizar no maximo 1Mbps, tenho um Switch
que posso limitar a porta em 10, 100 e 1000 Mbps, minha duvida é: Como
fazer um Rate Control direto no switch sem precisar instalar software
no servidor ? Qual Switch tem esta função de limitar exemplo 512k ou
1Mbps por porta ethernet ? (Cada servidor estara em uma VLAN própria)

Existe alguma "cartilha" sobre este assunto.

Conto com ajuda de vcs, pois sei que nesta lista tem a elite da internet Brasileira.

Muito Obrigado,

Rodrigo Adr Araujo