[MASOCH-L] Roteador/filtro de pacotes com Linux: necessidade de rotear/filtrar tráfego gigabit: especificação de hardware.

Andre Uratsuka Manoel andre at insite.com.br
Wed Sep 26 23:45:49 BRT 2007

On 9/26/07, Fernando Ulisses dos Santos <fernando at bluesolutions.com.br> wrote:

> Pelo que você relatou a sua máquina usa slots PCI, que tem limite total de
> 133MB/s, o que é metade do total das duas interfaces trafegando a
> velocidade total (1Gbit * 2 / 8 = 256MB/s).

Eu concordo com isso completamente. Ainda por cima, o tráfego roteado
precisa passar pelo barramento duas vezes, indo de uma interface para
o processador e daí para a outra interface, o que significa que se
você tem tráfego igual nas duas direções, você precisaria ser capaz de
trafegar até mais que 2: 4 gbps.

Além disso, é necessário ver como o barramento está ligado ao
processador. Em alguns casos o barramento de periféricos PCI ou PCI
Express está ligado atrás de um controlador de memória com largura de
banda limitada, e acaba acontecendo uma competição entre o acesso à
memória e o acesso à placa. Na última vez que eu fiz esse tipo de
levantamento,  somente servidores, e somente os melhores, tinham
largura de banda suficiente. Hoje em dia deve ser mais fácil.

André