[MASOCH-L] Roteador/filtro de pacotes com Linux: necessidade de rotear/filtrar tráfego gigabit: especificação de hardware.

Fernando Ulisses dos Santos fernando at bluesolutions.com.br
Wed Sep 26 16:18:42 BRT 2007

Cássio,

Eu vi algumas das sugestões na lista.

Pelo que você relatou a sua máquina usa slots PCI, que tem limite total de
133MB/s, o que é metade do total das duas interfaces trafegando a
velocidade total (1Gbit * 2 / 8 = 256MB/s).

No barramento PCI-Express, a velocidade para um slot tipo X1 (menor de
todos) é de 200MB/s em cada direção, e cada slot funciona independente,
diferente do PCI, onde todos os slots compartilham o mesmo barramento.

Algumas sugestões indicaram o uso de processadores Xeon. Esses
processadores já requerem uma placa do tipo Server (Intel, série S), que
tem toda a otimização para throughput de disco e rede, diferente das
placas mãe de desktop que tem otimização para vídeo.

A economia que pode fazer é no processador, existem placas-mãe do tipo
Server, com slots PCI-Express que suportam Pentium e Opteron, não
precisando ser Xeon. Se hoje seu uso de CPU é baixo, a tendência é que ele
não cresça absurdamente.

Com isso, considero a troca de máquina um requisito mínimo, independente
do SO (Linux ou BSD). A linha de entrada de servidores dos principais
fabricantes normalmente é baseada nesses componentes.

--
Fernando Ulisses dos Santos
Blue Solutions - Soluções em TI
fernando at bluesolutions.com.br