[MASOCH-L] Bridge + Firewall

Jose Augusto dos Santos Neto neto-listas at microhosting.com.br
Fri Sep 21 00:03:34 BRT 2007

Caros,

Resolvi o problema abaixo, mas mudando a distro :( para opensuse e
alterando o script do iptables.

O que pude notar nos modulos do kernel do slack (/lib/modules/2.4.33.3/)
foi a falta dos módulos do ebtables, por isso resolvi mudar para o opensuse.

No novo script do fw usei a as opções de -m physdev. Qualquer dia vou
montar um slack e fazer o teste com essa opção, só para testes.

Uma dica que deixo para todos, que só notei depois de vários testes é
que usando o -m physdev, a posição de onde se coloca o protocolo (-p
proto) influencia como ele trata a regra, ex:

Usando a regra dessa forma, o filtro não funciona, ou seja, o meu IP 61
continua pingando o destino:
iptables -A FORWARD -p tcp -m physdev --physdev-in $lan10_out -s
192.168.10.61 -d 192.168.10.130 -p icmp -j DROP

Já usando a regra dessa forma, o filtro funciona normalmente:
iptables -A FORWARD -m physdev --physdev-in $lan10_out -s 192.168.10.61
-d 192.168.10.130 -p icmp -j DROP
ou
iptables -A FORWARD -m physdev --physdev-in $lan10_out -p icmp -s
192.168.10.61 -d 192.168.10.130 -j DROP

mas o que achei muito estranho que se eu mudar a regra acima para
ACCEPT, rejeitando apenas um host em icmp, ele não é bloqueado.

Como já resolvi meu problema, agora só tenho que testar as regras, o
relato acima fica para outra hora, mas se alguém tiver idéia do pq isso
acontece, seria bom compartilhar..

obrigado à todos,

Neto.