[MASOCH-L] VLANs: segurança e confiabilidade: como realmente é?

Abelardo Barbosa Jr. skandor at gmail.com
Mon Sep 10 20:32:35 BRT 2007

Olá,

Eu diria que a menos de um ou outro detalhe exotérico, funciona praticamente
como dois switches separados, oferecendo o mesmo nível de segurança.

Ou seja, quase nenhum!

Botar o tráfego a ser protegido em outro switch só afasta o "ladrão de
galinhas", o atacante iniciante e sem muita disposição.

VLAN é ferramenta de organização de tráfego, facilidade de conduzir fluxos
distintos, que não devem se ver ou se interferir, sobre um mesmo suporte.
Tudo na maior boa intenção.

Mas contar com essa separação contra a ação de mãos hábeis e maliciosas ...
não sei não.