[MASOCH-L] RES: Mysql

Leonardo Rodrigues Magalhães leolistas at solutti.com.br
Fri Oct 26 07:25:33 BRST 2007

    Se bem que trocar de 32bit pra 64bit não faz mágica. Definitivamente
deve ajudar, mas mágica não faz.

    Pelo que o colega relatou, eu me sinto altamente tentado a culpar a
modelagem do banco, alguma query rodando sem índice, alguma query
rodando com argumento que força uma leitura linear da tabela (LIKE da
vida) ... prefiro acreditar que possa ser isso à configuração/otimização
do banco.

    Também concordo com os colegas que, a não ser que você saiba
EXATAMENTE o que o nolock pode acarretar, você NÃO deve utilizá-lo. Se o
banco gera lock nas tabelas, é porque esses locks são necessários.
Nenhum banco sai bloqueando tabelas desnecessariamente. Agora se o admin
do banco tem absoluta consciência das consequências que um nolock pode
gerar, a inconsistência de dados que isso pode trazer, então vai fundo.

    Sobre o MyISAM reescrever nos espaços vazios, isso é realmente um
problema em tabelas que possuem grande rotatividade de dados.
Geralmente, pra resolver, basta rodar uma vez por semana um 'optimize
table xxxxx', o comando reconstrói a tabela e reduz esses espaços
vazios. Se bem que eu já vi discussões em listas de MySQL onde o pessoal
falava que era pra deixar o pau quebrar, que não era boa usar optimize
table não. Diziam, que em muitos casos, isso faz a performance cair ao
invés do óbvio que seria aumentar. Pena que não tenho os arquivos dessa
lista mais ..... :(

    Marcos Dutra, posta ai as queries que matam seu banco. Se elas
bloqueiam as tabelas e ferram sua vida, não vai ser difícil encontrá-las
no 'show processlist' não.

    Coloca também, por favor, a quantidade de registros (select count(*)
from nometabela) de cada uma das tabelas envolvidas bem como a query de
criação delas (show create table nometabela).

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues

	gertrudes at solutti.com.br