[MASOCH-L] Problemas em rede LAN

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Thu Oct 25 16:54:36 BRST 2007

On Thu, 25 Oct 2007, Jose Augusto dos Santos Neto wrote:

> Caros,
>
> Estou enfrentando um problema em minha rede, já tem pouco mais de uma
> semana, onde alguma clientes perdem conexão com determinados servidores.
> Já tentei e pensei em várias fontes de problemas, como vírus, placa de
> rede, cabos, switch, mas já fiz tudo e não resolvi. Cheguei até a
> colocar um switch separado apenas com os servidores que mais dão
> problema (windows server x64, rodando microsiga) com um cliente e mesmo
> assim não comunicava. Minha rede local é 192.168.10.0/23, o servidores

danger, will robinson. os windows, com exceção do vista, ainda fazem
tabela de rotas por classes e fazem a maior bagunça com endereços
terminados em 255, mesmo que eles não sejam realmente endereços de
broadcast em função da máscara, como é o caso aqui.

é bem possível que eles estejam se embananando com a máscara maior que a
"natural" da classe. É claro que a microsoft poderia ter adotado tabelas
de rotas CIDR para os windows, já que as classes deixaram de ser usadas lá
por 1993, mas parece que é mais fácil convencer o usuário que esses
"pequenos inconvenientes" inevitavelmente fazem parte da vida.

se voce precisar um espaço maior que /24 tendo windows não-Vista na rede,
recomendo usar os blocos "classe-{A,B}" do espaço de endereços BCP-5.