[MASOCH-L] Cisco Systems - fraude nas importações

Tukso Antartiko tukso.antartiko at gmail.com
Thu Oct 18 19:10:12 BRST 2007

Já viu software original concorrer em preço com software pirata? Geralmente
esse é o tipo de concorrência quando se disputa mercado com produtos
ilegais.

O governo abaixou bastante os impostos de produtos de tecnologia e o que
vemos? Podem abaixar os impostos que for, quem não respeita a legislação
continuará arrumando um jeito de vender mais barato.

Por sinal, o que tenho observado no mercado de tecnologia (onde o
equipamento é mais difícil de falsificar) é que o preço do ilegal está bem
próximo do legalizado.

Ou a política de isenção do governo está funcionando ou o sonegador está
embolsando grande parte do que seria pago em impostos. Se o governo dá
poucos benefícios para a sociedade o sonegador que manda o dinheiro para um
paraíso fiscal ou gasta tudo em carro importado não contribui em nada.

Não estou dizendo que a Zona Franca deve ser defendida, mas se a o maior
empecilho for imposto, pelo que sei o lugar com maior "incentivo" fiscal é
lá.