[MASOCH-L] Cisco Systems - fraude nas importa??es

Andre Uratsuka Manoel andre at insite.com.br
Thu Oct 18 17:02:28 BRST 2007

Leonardo,

Independente do mérito da Cisco ter sonegado, tem umas afirmações que
você fez das quais eu não gostei muito.

Primeiro, a Cisco ter sido enquadrada não é grande coisa. Não existe
condenação. Existe um processo legal para apurar se o que a Receita
Federal e a Polícia Federal investigaram e concluíram é verdade. Não é
porque alguém é acusado que é culpado.

Segundo, formação de quadrilha está no roteiro de toda acusação desse
tipo, todo caso parecido com esse que eu vi tem formação de quadrilha
no meio. Dá IBOPE, faz os acusados parecerem culpados, afinal de
contas, quem é acusado de formação de quadrilha, exceto um
quadrilheiro.

Terceiro, e o mais importante de tudo. Opiniões favoráveis a alguém
que está sendo acusado de um crime não podem ser de forma alguma
consideradas apologia ao crime puramente por serem favoráveis. Isso
acaba com a possibilidade de as pessoas discordarem, e as pessoas
precisam poder discordar em uma sociedade democrática.

Agora, por outro lado, eu concordo que esses esquemas precisam ser
condenados,  grandes esquemas de sonegação favorecem tanto as empresas
que fazem uso deles contra os que seguem todas as regras, que a vida
para os que seguem as regras se torna impossível, e esses grandes
grupos acabam tendo interesse em manter essa situação absurda.

Portanto, discordo de você quando você reclama dos que reclamam da
ação policial/fiscal e do ambiente econômico atual, mas concordo que
nós ficaríamos muito melhor se esses esquemas corruptos de descaminho
acabassem, e quer saber o que mais? Acho que é ótimo que se parta para
cima de uma empresa como a Cisco, contanto, claro, que ela realmente
seja culpada.

André