[MASOCH-L] RES: QoS

Renato Frederick frederick at dahype.org
Thu Nov 29 16:42:45 BRST 2007

> 1 - Como devemos priorizar os pacotes do Voip para eles serem enviados
> na
> 'frente' de outros?

Faz algum tempo que não trabalho com Linux, mas existe implementação de
algoritimos QoS no kernel como CBQ, HTB e afins.

> [...]
> dos
> outros, isto vai acontecer; porém a comunicação do servidor com o
> roteador é
> 100Mbps, ou seja existe 'banda sobrando' nesta comunicação e não vai
> fazer
> diferença mandar os pacotes de Voip na frente, pois do roteador para
> frente,
> não tem banda, com isto o Buffer fica sobre responsabilidade do
> roteador ? O
> que 'valeu' esta priorização ? Como fazer isto de madeira eficiente e

Veja bem, você está conectado à Internet, não há como garantir, em um link
internet que a prioridade do VOIP seja garantida fim a fim, afinal dentro da
nuvem da operadora e no backbone há tráfego de milhares de pessoas.
Normalmente uma priorização de tráfego desta maneira presume que dentro da
operadora e até a outra ponta a "banda" está disponível.
De nada adianta você garantir 500K para seu VOIP se o cliente com o telefone
na outra ponta está com gargalo, ou se a operadora naquele momento tem um
problema e dos 2MB lhe entrega só 1MB. Nestes casos só usando redes
especificas para isto, como mpls em todo o circuito, por exemplo, ou frame,
etc.
No caso do firewall, de maneira genérica, pode-se entender que ele vai pegar
o link que você especifica o tamanho(indiferente da velocidade da placa) e
enfileirar o tráfego de saída com base nas prioridades(de forma dinâmica) ou
separar "fatias" do tráfego para cada aplicação, de maneira estática.

> 2        - Podemos limitar o que esta entrando no servidor ? Como
> fazemos
> para priorizar o trafego de Voip entrante? Ou seja, se tiver um e-mail
> ou
> alguma solicitação de usuário saturando o link e tiver uma ligação
> Voip,
> como fazer com que o Voip tenha uma prioridade maior que um trafego do
> serviço de email ou mesmo de um usuário atrás do linux ?

Da mesma maneira que falei acima, só que especificandoa  ordem inversa dos
pacotes, que entram.
A prioridade de tráfego vai trabalhar com endereço de origem/destino e
portas de origem/destino, não há como separar com mais detalhes, como por
login, por exemplo.

Mas você pode colocar um peso maior nas portas do VOIP, caso um email grande
esteja circulando, no momento que as portas voip forem usadas, como possuem
peso maior, a banda destinada ao email vai diminuir, e depois voltar caso o
voip encerre a ligação.

> 3        - Existe uma polêmica muito grande sobre os algoritmos de QoS,
> como
> podemos usar o melhor de cada um aplicando as regras para obter um
> melhor
> desempenho ? Isto seria recomendado ?

Cada algoritimo e técnica tem os pros e contras, eu trabalho mais com
FreeBSD, nele por exemplo há técnicas que dividem o link estaticamente,
outras com base em prioridade. O 1o tem uma performance e tempo de resposta
rápida, o 2o já demora alguns segundos devido ao algoritimo, mas usa a banda
de maneira mais justa. Você deve verificar no Linux e no seu kernel como é,
mas a melhor maneira é aquela que atende sua necessidade

> 4        - Podemos implementar um QoS sem limitar banda para os
> serviços (Ou
> seja, pegando os 2Mbs e não sair rateando, X para o Servidor de E-mail,
> para Web e Z para Voip?), ou se for limitado, podemos 'emprestar' a
> banda
> não utilizada para outros serviços ?

Sim, com base em pesos, você cria um túnel de 2MB e Poe peso maior para
voip/citrix e peso menor para o resto.

> 5        - Existe alguma coisa sobre 'melhores práticas de QoS' ?

Utilizei algumas biografias para meu trabalho de conclusão de curso, se
interessar posso mandá-lo e lá existe as referencias a alguns materiais.