[MASOCH-L] RES: FEHCom SPAMCONTROL + SPAMASSASSIN

Renato Frederick frederick at dahype.org
Tue Nov 13 06:48:38 BRST 2007

Olá Victor!

Rode o smtp autenticado pros seus clientes ADSL em outra porta, o padrão é
587, trabalho assim, já que tenho também pessoal que usa adsl em todo o
Brasil. Se alterá-los é muito traumático, use  2 IP, um para o MX, com as
RBL e checagens antispam ligadas e outro somente para o smtp(autenticado)
dos clientes.
Vale lembrar que a RFC prevê a porta 587 para envio de mensagens, o pessoal
que usa a 25 por "comodidade":)

Outra opção bacana é voce usar greylist. Se você usa freebsd+qmail, o port
mail/softfail ativa isto em segundos. Outros MTA possuem conceitos
semelhantes.

Sobre o softail você pode olhar aqui:

http://www.fug.com.br/index.php?option=com_search&Itemid=5&searchword=softfa
il&searchphrase=any&ordering=newest