[MASOCH-L] /OFF TOPIC/ Listas GTS e GTER

Tukso Antartiko tukso.antartiko at gmail.com
Wed Nov 7 20:56:37 BRST 2007

Que tal começar, como moderador da gter, comentando sobre os assuntos
mencionados: demora para a moderação e as moderações silenciosas?

Se precisa de sugestões:
- usar a moderação total apenas ocasionalmente, quando o fluxo de
mensagens off-topic no período for alto. Fora isso, por padrão
moderar apenas o arquivamento ou usar outro filtro menos restritivo do
que a moderação total.

- quando moderar alguma mensagem encaminhar para a gter-futuro
informando o item da AUP que motivou a moderação.

Acho que precisa sim de uma lista de discussões sobre o direcionamento
do grupo, como um dos itens para tornar estas mais claras e o grupo
mais organizado. Veja o exemplo da organização da Nanog:
http://www.nanog.org/general.html

No gter o que achei de mais parecido foi isso
http://gter.nic.br/reunioes/gter-24/comite-do-programa
fora a AUP e a masoch, todos em locais dispersos.

Não estou ignorando a história do GTER e seus pontos positivos a ponto
de sugerir uma transformação radical. Pode ser até que tudo isso já
esteja no papel, mesmo que de conhecimento apenas de um grupo de
iniciados que não me incluo.

Mas se os processos e decisões ficarem mais claras pelo menos é mais
fácil ficar tranquilo ao saber que não existem decisões arbitrárias e
ninguém com receio de "desobedecer hoje as decisões futuras".

Quem critica o nível das discussões está muito elitizado, achando que,
do nada, vai aparecer uma Telecom pó-de-arroz informando que uma fibra
principal rompeu, que os roteadores estão sobrecarregados ou que estão
esperando qual dos peerings desvia primeiro da colisão frontal
primeiro.

As maioria das discussões que aparecerão serão sim de pequenos
enganados por algum consultor ou confusos por natureza. Quem quiser se
trancar entre os seus junte-se a mudez das pó-de-arroz.

Mesmo o caso dos usuários banda larga acho que merece alguma
consideração. Não digo que mereçamos  comentários como o seguinte:
http://eng.registro.br/pipermail/gter/2007-May/014655.html

Mas se um grande número de usuários (ou apenas um de reconhecida
experiência) está reclamando é provável que o problema impacte aqueles
de nós que não vivem em um castelo no feudo.

Como exemplo a moderação total começou após o seguinte  thread:
[GTER] Problemas de acesso com Speedy
http://eng.registro.br/pipermail/gter/2007-August/016181.html

Simples problema de usuário, certo? Errado. Na verdade uma telecom
internacional arrebentou grande parte do seu tráfego para o Brasil.

Após as seguidas reclamações dos "usuários adsl", que era de se
esperar para quem passou a fazer download a 5KB/s, a moderação total
que vivemos hoje foi ativada.

Tentei responder  para a lista informando a causa do problema, mas
minhas respostas eram igualmente moderadas, na segunda tentativa
recebi até um email informando da rejeição,  na terceira mensagem para
a lista, após reclamar com gter-owner, que a resposta passou.
Finalmente parece que os méritos foram do Rubens de acionar a dita
telecom.

Enquanto isso o suporte nível 1 enrolava os usuários e o nível 2
repetia a "historinha técnica" que o gerente inven... descobriu
enquanto tomava café. Como sempre.

Em outras situações usuários pequenos também apontaram problemas que
nem percebia muito antes dos gigantes mexerem os pés. De vez em quando
é bom observar o mundo fora do feudo.