[MASOCH-L] Quagga para roteamento fast-ethernet

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Tue Nov 6 14:01:26 BRST 2007

> Adquirir recentemente link fast-ethernet 14 Mbps juntamente com a
> Embratel. Segundo equipe técnica da mesma,  solicitaram-me a aquisição
> de um roteador para esse link.
> Gostaria de informações e possibilidade de fazer esse roteamento
> utilizando software Quagga para estes fim.

 Você tem/vai ter um ASN e bloco CIDR e vai rodar BGP ? Se não tiver,
não precisa de Quagga, como já foi comentado na lista.

Se você vai usar BGP, considere usar alguma plataforma baseada no XORP:
http://www.vyatta.com
http://www.xorp.org

Ambos tem live-CDs disponíveis, e o Vyatta tem uma interface de
administração bastante simpática.

> Os técnicos da Embratel me
> alertaram a utilização de traffic shape para 14 Mbps em cima da
> interface de rede onde entrará o link fast-ethernet, para não ocorrer
> estouro de buffer na fila de pacotes.

Isso só é necessário se o seu tráfego de saída for maior que o tráfego
de entrada, como num provedor de conteúdo ou hospedagem. Num perfil
normal de provedor de acesso, a limitação da Embratel já vai ser
suficiente.

Rubens