[MASOCH-L] Redundância em Discos

Christian Lyra lyra at pop-pr.rnp.br
Thu May 31 22:52:17 BRT 2007

>         Mas falando um pouco mais de RAID, existem duas implementações: RAID via software e RAID via Hardware. Acho muito interessante utilizar RAID por Hardware, com uma boa controladora, do que RAID via soft, por ser menos trabalho para o sistema (com daemons, abstrações, etc.), por permitir hot-swap e desempenho melhor. A vantagem do soft-RAID é o custo, que é zero.

Discordo em parte... O overhead causado pelo RAID é praticamente
desprezivel em sistema linux. Fazendo raid por soft vc não fica preso
a uma controladora especifica, ou seja, se ela queimar, vc não precisa
de outra igual. Alias... não precisa nem de discos iguais! Vc pode por
exemplo ter o seu raid com discos SCSI e manter um spare num disco
IDE.

o DRDB é outra solução interessante tb, funciona como se fosse um RAID
1, mas via rede, ou seja, os discos ficam em parte em uma máquina e
parte em outra. Agora tb pode partir para uma solução mais
profissional com um storage.

--
Christian Lyra
PoP-PR/RNP