[MASOCH-L] Redundância em Discos

Marcello Barreto de Medeiros marcellobm at gmail.com
Thu May 31 18:33:33 BRT 2007

Olá Fabrício,
	Acredito que usar ferramentas de RAID seja muito mais vantajoso, em virtude de não ter que depender de scripts ou rotinas que podem falhar.
	Mas falando um pouco mais de RAID, existem duas implementações: RAID via software e RAID via Hardware. Acho muito interessante utilizar RAID por Hardware, com uma boa controladora, do que RAID via soft, por ser menos trabalho para o sistema (com daemons, abstrações, etc.), por permitir hot-swap e desempenho melhor. A vantagem do soft-RAID é o custo, que é zero.

Se você quiser se aventurar com o soft-RAID: http://en.tldp.org/HOWTO/Software-RAID-HOWTO.html#toc5
Se você for comprar uma controladora, certifique-se que esta é compatível com teu sistema, para evitar dor de cabeça.