[MASOCH-L] Throttling por serviço

Hamilton Vera hamilton at i2.com.br
Thu May 31 00:19:16 BRT 2007

Caros boa noite.

Estou pesquisando uma forma de aplicar shape/throttling por
servicos/cliente (Ex: pop,imap).

Uma situacao para representar o problema:

Um servidor POP3 compartilhado dispoe de um link 4 MB, porém
um dos clientes que acessa o serviço tem um link de 5MB.
Por causa de um cliente todos os outros ficam prejudicados.

Nesse caso precisaria de fazer algo do tipo; cada IP externo
poderia utilizar somente 128kbits de banda. Nesse caso aqueles
"front-end"s como os scripts "cbq" "htb" não adiantariam.

Infelizmente não consegui aplicar uma regra de shape " por IP".

Estou na  empreitada estudando ferramentas comno o tc e alguns
modulos do iptables, gostaria de saber se estou no rumo certo.

Qualquer orientação é bem vinda

Hamilton Vera
int Administrator (char Network[],char ComputationalSystems[]);
http://antispam.br/
"Google is my shepherd, no want shall I know"