[MASOCH-L] Spyware/Malware e "Papel de Carta"

Edison Bortolin edison at coslinux.com.br
Mon May 21 23:23:17 BRT 2007

O problema vai mais além.

Nós utilizamos MailScanner, Spamassassin, SPF e greylisting o que tem
resolvido até então esse problema para os domínio que controlamos.

O problema é que 75% dos usuários (dentro das empresas) também possuem
conta de e-mail no gmail, hotmail, yahoo ou qualquer outro famoso
serviço gratuito de e-mail. Nesses casos, o jeito é colocar um proxy e
criar regras para impedir o download de arquivos comumente utilizados
nesses tipos de "ataques", como .scr, .exe, .com, .bat, etc.

Para realizar o bloqueio, você pode utilizar squid + squidGuard ou
squirm e criar regras que redirecionem qualquer requisição a arquivos
perigosos para um página web onde você poderá solicitar ao usuário que
preencha um formulário. Posteriormente, alguém poderá analisar cada
requisição e verificar quais realmente são necessárias. Obviamente,
alguns usuários não deverão sofrer esses redirecionamentos e ambas
soluções são reflexíveis. Com squidGuard ou squirm você conseguirá, com
um pouco de trabalho, incrementar muito a segurança contra esse tipo de
ameças, visto que ainda que o usuário abra o e-mail em qualquer client
local ou mesmo via webmail, o proxy fará o controle.

Em alguns casos, quando possível, ensinar os usuários também ajuda
bastante. É comum ver notícias ou mesmo conhecer alguém que sofreu danos
por ataques que se originaram assim.

Bom, se você se contentar em pensar que o nosso único ataque é a defesa,
essas são as medidas a serem tomadas no meu ponto de vista. Já, se
quiser lutar contra esse crime, comece investigando esses arquivos e os
servidores que os hospedam. Geralmente os arquivos são hospedados em
servidores invadidos e os softwares enviaram informações para algum
lugar. É no mínimo, interessante.

Quem sabe um dia, no Brasil, quando a nossa justiça não estiver tão
desmoralizada, quem sabe não venha a existir uma espécie de polícia
eletrônica que terá o poder, a boa vontade e a competência de pegar e
punir os criminosos que utilizam esses ataques.

Edison