[MASOCH-L] RES: "Lista Negra" - racismo?

Andre Uratsuka Manoel andre at insite.com.br
Sun May 13 19:06:09 BRT 2007

Esta discussão está ficando bem desagradável e enveredando por
caminhos estranhos. Passamos de uma discussão sobre a opinião (a meu
ver errada) de que uma determinada expressão era preconceituosa para
demonstrações de preconceito explícitas e generalizações, com
passagens muito breves por opiniões interessantes.

Preconceito racial é um problema complexo e cheio de nuances. É muito
fácil fazer afirmações ofensivas ou estúpidas sobre esse assunto mesmo
quando a opinião que se tem é razoável e bem pensada. Tenho certeza de
que muitas pessoas que eu vi fazerem comentários que soaram racistas
são na verdade razoáveis. O problema é que uma lista como esta não é
um lugar bom para esse tipo de discussão já que leva mais que um
parágrafo para explicar uma posição sobre problemas complexos e cheios
de nuance e os comentários na lista são sempre curtos.

Então, concordo que devemos voltar para temas mais empolgantes, como
se qmail é melhor que postfix, vi melhor que emacs, nagios melhor que
zabbix, linux melhor que freebsd, qual foi o software usado pela RNP
para gerar os mapas e se as operadoras de telecom são estúpidas,
gananciosas, preguiçosas ou mentirosas.

Andre