[MASOCH-L] "Lista Negra" - racismo?

listas at gutocarvalho.net listas at gutocarvalho.net
Sat May 12 11:13:29 BRT 2007

Veja segundo o dicionário....

---priberam-------------

do Lat. nigru

adj.,
    de cor escura;
    da cor do azeviche e do ébano;
    preto;
    muito escuro;
Fís.,
    diz-se do corpo que absorve completamente qualquer tipo de radiação que nele incida;
fig.,
    lúgubre;
    sinistro, fúnebre;
    triste;
    execrável;
    nefando;
    odioso;
    maldito;
    desprezível, indigno;
    amargurado;
    trabalhoso, penoso;
s. m.,
    a cor negra;
    homem de raça negra;
    aquele que trabalha muito.

    buraco -: zona do espaço onde hipoteticamente se deu o colapso gravitacional de uma grande estrela e cujo campo gravitacional absorve toda a matéria e radiação próximas;
    comércio -:vd. mercado negro;
    continente -: a África;
    mercado -: aquele que se faz fora da lei ou contra a lei; o m. q. comércio negro;
    por uma unha negra: por um triz;
    ver tudo -: ser pessimista.

Acho que o seu cliente tem a interpretação do termo "negro" apenas como raça, mas a coisa é bem mais abrangente, bom descontando a parte do sentido figurado que o pessoal do dicionário podia ter ficado quieto, dá para entender o lado do seu cliente, mas o duro é quando se generaliza, torna-se injusto. Bom, muitos projetos estão mudando o termo blacklist para blocklist, tenho percebido, mas ai vem a discussão sobre greenlist, whitelist, greylist... Eu particularmente acho que o termo blacklist entre os hackers se deve muito a StarWars, jedis x sith, luz x trevas..... coisas do tipo, passando bem longe de qualquer tipo de preconceito de credo, raça, gênero, estilo ou personalidade.

Bom é apenas minha opnião.

Li que alguém escreveu que a raça negra é privilegiada, isto eu discordo. Temos uma divida histórica que vem sendo abrandada com medidas paliativas, se você for ver o percentual de negros nas cadeias (80% +), negros nas academias (10%-), negros na faixa da população abaixo da miséria (70%+), existe sim um preconceito incutido, instrísico em muitos brasileiros, que atrapalha, mas isto vem sendo trabalhado com conscientização, e espero que um dia acabe.

Eu prefiro pensar em homens e mulheres, afinal somos todos iguais, não tenho esta percepção de cores, estilos, credos, gêneros, somos todos homens (espécie). Esta é minha ótica.

[]'s
Guto