[MASOCH-L] servidor travando sem motivo aparente

Fernando Ulisses dos Santos fernando at bluesolutions.com.br
Fri Mar 30 18:09:13 BRT 2007

Rafael,

Pela descrição que você está dando, funcionava, começou a travar depois de
2 anos rodando, pode ser realmente desgaste do hardware.

Você está medindo temperatura de processador, temperatura de placa mãe,
saída das voltagens da fonte? A máquina é montada ou é de grife?

Você disse que estressou a memória com o memtest, mas tentou estressar CPU
e HD? Não, tente então:

md5sum /dev/zero  # execute esse comando para a quantidade de
processadores que tiver, deixe rodar de 10 min a 30 min

badblocks -sv /dev/hda # ou /dev/sda, etc, dependendo da sua instalação,
rode 1 para cada HD, tudo de uma vez

Esses dois comandos podem ser feitos com o servidor rodando (claro, irão
prejudicar na performance). É interessante, inclusive, rodar tudo junto,
pra estressar de verdade.

Acompanhe a temperatura do CPU enquanto roda o md5sum, veja se ele não
apresenta o problema quando chegar em uma determinada temperatura. Para
acompanhar a temperatura, use o comando sensors do pacote lm_sensors.

O badblocks varre o HD em busca de badblock, é interessante nesse caso por
causar grande trasnferência de dados.

Verifique a temperatura do HD durante o teste usando o comando smartctl do
pacote smarttools. A maioria dos HDs foi projetada para trabalhar até 50
graus no máximo. De qualquer forma, o HD ajuda a aquecer o interior do
gabinete, e pode comprometer outras peças.

No teste badblocks ele não testa a integridade na transferência de dados.
Um teste legal seria criar um arquivo grande, copiar ele várias vezes e
comparar no final, isso testa HD, CPU, DMA, memória, etc, pode usar:

dd if=/dev/zero of=0 bs=1024 count=1024000 # vai gerar arquivo de 1Gb
chamado 0
cp 0 1
cp 1 2
cp 2 3
cp 3 4
cp 4 5
diff 5 1

Não pode haver diferenças entre o último e o primeiro arquivo.

Se conseguir travar, algumas considerações:
- em máquinas montadas, as fontes usadas que são de "450W", não atingem
esse desempenho e com passar do tempo perdem a eficiência, pode testar
trocar a fonte por uma convencional para ver se resolve o problema,
resolvendo, compre uma fonte profissional, exemplo: Seventeam 350W
- coolers, mesmo rodando, podem perder eficiência com o passar do tempo,
se a temperatura subiu muito no teste do md5sum, considere trocar
- pasta térmica no processador (em máquinas montadas), mesma consideração
do cooler
- em máquinas montadas, alguns fabricantes de placas mãe de baixo custo
estão deixando de incluir dissipador no Chipset, na revista PC&CIA de uns
2 meses atrás eles relataram um que chegava a mais de 100 graus, e sugerem
instalar dissipadores quando vier sem.

É isso, espero que ajude.

--
Fernando Ulisses dos Santos