[MASOCH-L] Roteamento Avançado

Rodrigo rodrigo at faculdadedecision.com.br
Tue Mar 27 10:01:39 BRT 2007

Olá lista ! Sou novato por aqui.
Geralmente leio mais que escrevo, portanto, desculpem minha pouca
prática de perguntar em listas ...

Tenho aqui um documento entitulado "Roteamento Avançado / Controle de
Banda", de Hélio Loureiro, provavelmente apresentado na "17ª Reunião GTER."

Muito interessante, principalmente nos itens em que trata com um pouco
mais de detalhes a técnica de "source routing".

Mas, sendo objetivo: O que preciso é segregar o tráfego de acordo com
a *Origem/Destino & Natureza/Protocolo/Porta*.

Tenho aqui, por exemplo, um Linux concentrando 6 redes diferentes.
5 interfaces, 2 delas up-links.

O que preciso é segregar o tráfego por exemplo:
- trafego SMTP da rede A pelo UPLinkX, da Rede B, pelo UPLink Y.
- trafego POP3, sempre pelo UPLink Y.
- trafego HTTP/HTTPS, depende, se o destino for 1.1.1.1, UPLink X, caso
contrario, UPLink Y.

Não preciso de balanceamento, preciso mesmo é SEPARAR o trafego !

Complicado !

O material em http://lartc.org/howto  foi o primeiro que consultei,
mas seu capitulo 11 não ME foi esclarecedor.

E o pior de tudo, estou sem "margem" para testes.

Então ... alguem fez ou faz algo parecido ?

Desde já agradeço,

Rodrigo Castilhos.