[MASOCH-L] Lista branca para Greylisting

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Mon Mar 19 00:40:36 BRT 2007

On Sun, 18 Mar 2007, Diego Abadan wrote:

> Mas no caso é uma lista pequena e de servidores do exterior, basicamente
> (que resolve pouco meu problema, infelizmente). Quem ta usando Graylisting
> ta liberando os servidores problemáticos conforme os usuários reclamam
> mesmo? Ou existe outra forma de minimizar os falso-positivos?

não há falsos positivos em SPF! o que pode acontecer é:
1. spf funciona e dá 'pass' => ok
2. spf funciona e dá 'softfail' => manda pro greylisting
3. spf funciona e dá 'fail' => bomba
4. spf não funciona => manda pro greylisting

qualquer que seja o caso o remetente sempre tem uma nova chance a menos
que tenha dado 'fail'. e se o cara do outro lado recebe um erro temporário
e interpreta como permanente, azar dele. spambots costumam ser assim, vai
querer colocar endereços de spambots na lista branca? a gente não pode se
responsabilizar pela burrice alheia. 'ad caesar caesarea', ou então, 'cada
macaco no seu galho'.

agora, se encontrar uma situação em que o remetente não consegue
legitimamente passar pela greylisting porque não sabe a diferença entre
500 e 400, você deve contactar o gerente do domínio remetente (pela RFC
sei-lá-qual deve ser postmaster at domínio, mas não espere que ele siga essa
norma, se já furou em outra). use o whois se precisar.

nesse ponto há três possibilidades:
1. você encontra um cara cooperativo disposto a resolver o problema e
eventualmente o resolve => maravilha
2. você encontra aquele gerentão com uma mistura de ignorância e
arrogância e acha que sabe tudo => desista e queime o domínio dele. falar
com o chefe dele pode ser uma boa idéia.
3. você não consegue falar com qualquer criatura inteligente do outro lado
=> desista.