[MASOCH-L] Verificando SPF

Leonardo Rodrigues Magalhães leolistas at solutti.com.br
Tue Jun 19 17:30:58 BRT 2007

    Descarto, seria o termo correto :) Rejeitar implicaria em mandar uma
mensagem de volta pro remetente. Quando eu considero a mensagem como
SPAM, eu simplesmente descarto-a. Em nenhum momento eu coloco TAGs ou
notifico o remetente (que certamente será forjado ou não recebe emails).

    Para evitar problemas, trabalho com notas altas de descarte. Hoje
utilizo 8, o que é BEM superior aos 4-5 que vejo muita gente utilizando.

    Além da integração do SPF, o SpamAssassin também consulta RBLs e em
caso do IP estar listado, esse critério também é utilizado para
pontuação (pesada, de novo), porém não é suficiente pra descartar a
mensagem sozinha. Resolvi TOTALMENTE meus problemas de falsos positivos
em RBLs da vida com a mudança das RBLs da MTA pro SpamAssassin, quando
os servidores UOL/Terra/Hotmail/etc etc caiam nas RBLs. Mesmo que o
servidor esteja listado, se a mensagem for normal (não-SPAM), certamente
ela não conseguirá pontuação suficiente pra completar a nota de descarte
de SPAM.

    Além disso, tenho o Bayes configurado em auto-aprendizado, com notas
de auto-aprendizado bem altas, pra aprender somente com mensagens SPAMs
totalmente.

    Falando ainda do SPF, os SPF*FAILs da vida geram notas pesadas,
porém SPF_OKs da vida não implicam em absolutamente nada. Nenhuma
mensagem ganha pontuação negativa porque o SPF tá certo. Só é penalizada
se o SPF estiver errado.

    Com a mudança das RBLs pro SpamAssassin, acaba que um ou outro SPAM
acaba passando (falso negativo), por não pontuar suficiente pra
completar a nota da RBL e alcançar o ponto de corte. Porém aí foi uma
opção minha. Eu prefiro alguns SPAMs entrando do que alguns emails
legítimos não entrando (falso positivo).

    Se deixo entrar 50 SPAMs por dia, por exemplo, numa estrutura de
200-300 contas, esses 50 SPAMs e nada são a mesma coisa. Agora se o UOL
me cai na spamcop e eu rejeito 5 emails legítimos por causa disso, ai ai

    Prefiro falsos negativos do que falsos positivos. Nessa situação a
configuração que fiz do SpamAssassin me atende com plenitude !!!

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues

	gertrudes at solutti.com.br