[MASOCH-L] SSh Proxy / Login server / proxy shell

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Mon Jun 11 18:17:50 BRT 2007

On Mon, 11 Jun 2007, Lucio de Aquino Marinho wrote:

> Prezados Amigos da Lista
>
>   Considere a seguinte situação :  Eu tenho um servidor Unix rodando um
> sistema em cobol , eu preciso "disponibilizar " esse acesso para
> clientes externos que provavelmente devem acessar via ssh .
>
>  Pergunta : Como fazer isso de uma forma um pouco mais segura , eu
> estava pensando em colocar um servidor de login , ou um proxy shell
> nao sei nem como procurar , eu imagino um server na frente deste
> servidor servindo acesso ssh e uma vez autenticado ele se conecta o
> servidor da aplicação propriamente dito , Neste servidor de login eu
> [...]

ssh já é sozinho bastante seguro, no entanto algumas coisas podem ser
melhoradas, como usar autenticação por chave pública (RSA ou D-H) em vez
de senhas. eu só uso chave pública menos por segurança do que por minha
incapacidade de decorar essas malditas senhas. senhas são sempre
vulneráveis a ataques de dicionário e estou cansado de ver sites invadidos
porque tinham uma conta 'teste' com senha 'teste'.

outra coisa é ficar esperto e mantes seu ssh sempre atualizado. no passado
ele teve vulnerabilidades realmente brabas, vide a famosa cena do filme
'matrix reloaded', em que Trinity invade o computador que controla a
distribuição de energia elétrica com nmap e sshnuke.

um servidor de login é um recurso meio paranóico, mas se o fizer, boot ele
diretamente de CDROM, não deixe ninguém alterar bulhufas dentro dele e
exija autenticação por chave pública, de preferência mantendo a chave em
mídia removível (pen-drive, p.ex.) ou na pior das hipóteses no hd de um
notebook.