[MASOCH-L] SSh Proxy / Login server / proxy shell

Lucio de Aquino Marinho aquino at ecosistemas.com.br
Mon Jun 11 17:13:44 BRT 2007

 Prezados Amigos da Lista

   Considere a seguinte situação :  Eu tenho um servidor Unix rodando um
sistema em cobol , eu preciso "disponibilizar " esse acesso para
clientes externos que provavelmente devem acessar via ssh .

  Pergunta : Como fazer isso de uma forma um pouco mais segura , eu
estava pensando em colocar um servidor de login , ou um proxy shell
nao sei nem como procurar , eu imagino um server na frente deste
servidor servindo acesso ssh e uma vez autenticado ele se conecta o
servidor da aplicação propriamente dito , Neste servidor de login eu
teria mecanismos de log , etc a fim de manter um maior controle de quem
está acessando a aplicação "protegida" . Alguem ja viu/montou um
ambiente assim ?

Atenciosamente
Lucio