[MASOCH-L] RES: Reverso Embratel

Aristeu Gil Alves Jr aristeu.jr at gmail.com
Wed Jul 4 13:48:39 BRT 2007

Em 04/07/07, João Carlos Mendes Luís<jonny at jonny.eng.br> escreveu:

>     Sem querer defender a Embratel, esse modelo que voce propoe pode ser
> prático do ponto de vista gerencial, onde todos os servidores estão sob
> seu controle, mas por outro lado gera problemas de blackhole de DNS
> quando houver qualquer problema com o seu link.
>
>     Secundários de DNS devem ser colocados em redes distintas.  Se
> possível, inclusive em carriers distintas.

Exatamente, Jonny.

Só que no caso da EBT, o cliente, mesmo com duas operadoras
diferentes, vai depender apenas da EBT para resolver o DNS. Caso ela
caia por um motivo, dá problema.  Começo a perceber cada vez mais que
a solução está um nível acima - no registro.br.

Acho que todos os provedores deveriam seguir o exemplo da Embratel, no
quesito de delegar a responsabilidade de um range para o cliente em
questão, no registro.br.

Uma vez que a Operadora abriu mão da responsabilidade da classe
inteira, o registro pode fazer delegações individuais (usando o padrão
classless). Isso fica muito mais completo e, sendo redundante, vou
citar as vantagens novamente:

1) É trivial;
2) padroniza (acabaria com essa bagunça
generalizada quando se tem que cadastrar reverso - cada provedor um
protocolo);
3) tiraria do provedores o peso de ter que ficar cadastrando e
delegando reversos, cosital, usando o registro.br, com um sistema
automatizado e consagrado (nem precisaria treinamento);
4) Responsabiliza o utilizador dos IPs direto no whois;
5) O cliente ganha poder sobre o que é seu e fica FELIZ (em relação ao
provedor e
ao registro)!
6) O cliente ficaria feliz em pagar anualmente por MAIS UMA manutenção de
delegação feita pelo REGISTRO (+30 pilas para a conta). $chlin
chlinnnn (barulho de caixa registradora)
7) Possibilita a utilização de Operadoras diferentes para resolução de
DNS reverso, melhorando a redundância, e evitando blackholes (Obrigado
Jonny!)

Qual seria a viabilidade do registro implementar isso?

Abraços
--
Aristeu Gil Alves Jr