[MASOCH-L] RES: Reverso Embratel

Aristeu Gil Alves Jr aristeu.jr at gmail.com
Wed Jul 4 10:47:49 BRT 2007

Em 04/07/07, Renato Frederick<frederick at dahype.org> escreveu:
> A suíte de DNS do DJB possui um daemon que ouve na porta 53tcp e executa
> transferências de zona
> Tenho 2 links com a EBT, ambos com 2 /26 e a transferência ocorre OK.

Uma luz no fim do túnel. :)

> Só não entendo porque a EBT não faz por ex como a Intelig, que delega a
> autoridade para 2 servidores meus. Daí eles apenas apontam quais são os NS
> do reverso.
> Eu faço como bem entender, não preciso autorizar transferência ou não para
> ninguém(a não ser meus próprios servidores)!

Renato, ai é que está o ponto. Ninguém sabe disso a não ser eu e vc, e
talves mais alguns que cabem numa mão. E repare que a consulta do
reverso é respondida apenas pela Embratel (teste com o dnsstuff).

Uma saída, que padronizaria essa questão dos reversos é o registro.br
implementar a delegação nele, haja vista que a Embratel cadastra range
no registro.br, delegando-o para o cliente. Tem várias vantagens
nisso: 1) É trivial; 2) padroniza (acabaria com essa bagunça
generalizada quando se tem que cadastrar reverso - cada provedor um
protocolo); 3) tiraria o peso do serviço dos provedores com um sistema
automatizado e consagrado (nem precisaria treinamento); 4)
Responsabiliza o utilizador dos IPs direto no whois; 5) O cliente
ganha poder sobre o que é seu e fica FELIZ (em relação ao provedor e
ao registro)!

Abs
--
Aristeu Gil Alves Jr