[MASOCH-L] RES: problema Wireless

Leonardo Rodrigues Magalhães leolistas at solutti.com.br
Tue Jul 3 12:00:30 BRT 2007

Cesar Camargos escreveu:
> Pelo que eu entendi então, cada wireless utiliza um canal e se tiverem dois no mesmo canal da rolo, é isto? Significa que tenho que negociar com todo mundo do prédio e vizinhaças  e definir qual canal cada um poderá utilizar? Que negócio tosco.

    Defintivamente é impossível 'combinar' da forma como você quer.
Apesar de termos 11 canais licenciados pra uso no Brasil, somente 3
canais (1-6-11) são totalmente separados, não gerando nenhuma
interferência entre si. A maioria dos canais 'entra' na frequência do
outro, fazendo com que canais 1-2-3 utilizem pedaços da mesma frequência
e, consequentemente, gerem interferência entre si.

    O que acontece é que uma 'pequena' interferência não impede que a
rede funcione. Vai degradar a performance, mas não chega a parar.

    O segredo, então, é tentar achar qual canal que possui menor
interferência.

    Em alguns locais, prédios de escritórios com muitos escritórios,
isso chega a ser impossível, pois todos canais possuem sinal e nem
sempre é fácil achar uma frequência que atenda. Eu já tive um caso
desses e, pra resolver, tive que migrar pra 802.11a que praticamente
ninguém usa e por isso é BEEEM mais tranquilo de interferência. Sorte
que os notebooks tinham interface a/b/g, eu só tive que trocar o access
point. Ficou barato. Se tivesse que trocar tudo, talvez não teria valido
a pena.

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues