[MASOCH-L] RES: Roteamento com linux ( novamente )

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Wed Jan 31 15:34:59 BRST 2007

On Wed, 31 Jan 2007, FernandoC wrote:

> O router é da operadora EBT

então você não pode mexer nele.

> Pelo espelho da ordem de serviço que eles me mandaram do serviço eu
> acredito que esteja com /26, pois eu pingo o ip 201.90.X.1 e também
> 201.90.X.64 de fora da rede.

então você não poderia ter rachado essa rede em duas. ou bem voce coloca
seu servidor na mesma rede em que se encontra o roteador ou vai para proxy
arp. ou ainda pede para a embratel mudar o netmask da rede local e
instalar uma rota estática para a outra meia-rede, mas se não quiser
depender deles, o jeito é o proxy arp mesmo.

basta pensar um pouco, como o roteador decide se um pacote vai para a rede
local ou não. como ele tem a interface com /26, os endereços na outra /25
vão ser tratados como estando na rede local, ou seja, não vão chegar nunca
no destino.

> Eu não entendo do proxy-arp, irei dar uma pesquisada. Ele não seria um
> meio 'sujo' de fazer esse serviço? Existe outra solução?

eu creio que não. proxy-arp é uma técnica muito usada em servidores de
modems, ele dá um endereço IP para a ponta PPP remota e passa a se
anunciar como dono desse endereço.

sujo pode ser, mas certamente imundo não é. ;-)

'man 7 arp' e o comando 'ip neighbour' podem resolver os teus problemas. é
como se diz, quando todo o resto falha, leia o manual.