[MASOCH-L] Licensa de uso de um sistema GNU/Linux

Leonardo Scandura Neto lscandura at gmail.com
Wed Jan 31 14:27:01 BRST 2007

Pessoal,

ando com algumas dúvidas referente a possibilidade de utilizar as
distribuições Linux de forma comercial, talvez fosse melhor eu ter buscado
alguma lista apenas de Linux, mas, como aqui existem cabeças muito boas ;)

Vou expor dois cenários:

- hosting-dedicado (produto de DataCenter) utilizando uma distribuição
Linux.
- solução completa (envolvendo hardware + software) utilizando distribuição
Linux. (pode ser algo como linux+asterisk, linux+apache+mysql, linux+qmail,
entre outros..)

Bom, minha dúvida começou quando eu estava instalando o openSUSE 10.2 para
efetuar alguns testes. Lendo a licensa de uso (uma cópia pode ser vista em
http://www.novell.com/products/opensuse/eula.html) tive que cancelar os
testes temporariamente, pois, acredito ser proibido a utilização do openSUSE
em uma organização comercial ?

Claro, se eu tirar os logotipos, etc, algo como criar uma nova distribuição,
eu poderia utilizar. Mas, em sua forma original, o openSUSE só poderia ser
utilizado de forma "caseira" ?

Agora, fiquei na dúvida. Acredito que outras distribuições não possuam essa
restrição? Uma distribuição baseada na GPL, pode se utilizar dessas
restrições ?

É possível eu utilizar uma distribuição linux (debian, por exemplo que a
única licensa é GPL) de forma comercial como citado nos dois exemplos, sem
necessidade de "pedir autorização" ou "descaracterizar a distro" ? Ou não ?

Obrigado,
Leonardo