[MASOCH-L] Roteamento com linux ( novamente )

Armando Araujo Filho listas.do.armando at fastpack.com.br
Wed Jan 31 13:52:47 BRST 2007

Uma dica, possivelmente resolve o teu problema  ...

Deixa o teu servidor web "atrás" do gw linux, com ip "falso" mesmo. Coloca
um IP alias válido (o IP que seria do webserver) no gw.

Quando os pacotes chegarem ao teu gw, destinados ao IP válido que seria do
webserver, uma regra tipo DNAT os destinará para o IP 192.168.0.X (IP
EFETIVAMENTE em uso no webserver).

Para o retorno dos pacotes (SRC=192.168.0.X) será feito um SNAT usando o IP
alias que está no seu gw.

Assim, vc obriga que todo o tráfego passe pelo gw (o que permitirá o
controle de banda) e ainda pode (se quiser), refinar mais um pouco. P.ex,
DNAT apenas das requisições TCP 80 e TCP 443.

Valeu,

Armando