[MASOCH-L] IP sem reverso na MTA: bloquear ou não ?

Leonardo Rodrigues Magalhães leolistas at solutti.com.br
Wed Jan 17 01:03:44 BRST 2007

    Olá galera,

    Gostaria de fazer uma 'consulta pública' com a turma que administra
grandes servidores de email, tanto de empresas como provedores.

    Desde quando comecei a brigar pesado com SPAM, a uns 4-5 anos atrás,
sempre li a recomendação de bloquear IPs que não possuiam reverso na MTA
... ou mais ainda, bloquear quem não tinha o reverso certíssimo (IP
resolve pra nome, esse nome resolve de volta pro IP). Tentei implementar
em alguns servidores menores, porém por ser o 'elo fraco da corrente',
acabei tendo que ceder nos primeiros problemas. Naquelas épocas remotas,
a preocupação em manter os reversos devidamente configurados não era tão
grande.

    Porém, muito tempo se passou, muita coisa mudou e eu ainda continuo
não bloqueando IPs sem reverso nas minhas MTAs.

    De uns tempos pra cá, os principais provedores brasileiros (UOL,
Terra, entre outros) começaram a implementar regras de bloqueio de IPs
sem reverso, finalmente obrigando a turma a tomar mais cuidado com o
cadastro dos reversos, já que eles eram os 'elos fortes da corrente'. Os
elos fracos, os provedores/servidores menores, foram finalmente
obrigados a se adaptar às regras impostas.

    Apesar da maioria dessas mensagens morrerem em outros mecanismos
antispam que utilizo (greylist, spamassassin, etc etc), gostaria de
tentar recusá-las em MTA, por ser uma rejeição bem mais 'leve' do que se
chegar nos antispams posteriores, tipo spamassassim da vida.

    A minha pergunta é .... quem de vocês implementa política de
bloqueio total, na MTA, de IPs que não possuem reverso cadastrado ou
reverso perfeito (IP->nome->IP) ??? Para os que implementam .... a
quantidade de falsos positivos por essas regras continuam altos ou estão
aceitáveis ? Para os que não implementam .... vocês tiveram experiência
recente de tentativa de implementar e tiveram que voltar atrás ?

    Desde já, agradeço a atenção de todos e às respostas que espero
receber :)

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues