[MASOCH-L] Trabalho pr óximo a nobreaks

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Mon Jan 15 12:16:25 BRST 2007

On Mon, 15 Jan 2007, Hamilton Vera wrote:

> Minha esposa trabalha como gerente de sistema numa empresa que
> atualmente está organizando sua infra-estrutura de T.I.
>
> Acontece que instalaram 3 nobreaks APC SmartUPS 3000XL na sala em que
> ela trabalha e bem próximos a mesa dela.
>
> Gostaria de saber se isso pode trazer algum problema para a saúde da
> minha amada e o que seria mais indicado a se fazer nesse caso. Pedir
> que ela consiga uma mudança de sala ou procurar uma forma de "isolar"
> esses equipamentos?

aparentemente o único risco à saúde que esses equipamentos podem acarretar
(fora colocar a mão em algum ponto vivo) é no manejo das baterias. UPS em
geral usam baterias automotivas, tipo chumbo-ácido, então todos os
cuidados que cercam manejo de baterias de automóvel, valem para no-breaks.
Por ficarem em área de escritório é melhor usar baterias gelatinosas e
seladas, para reduzir a praticamente zero o risco de vazamento.

ninguém até hoje conseguiu provar qualquer influência da emissão
eletromagnética em baixa frequência na saúde, transformadores e a
eletrônica dos UPS não deve ser motivo de preocupação.