[MASOCH-L] Classe de IP do Velox

GIULIANO (UOL) giulianocm at uol.com.br
Fri Jan 12 21:51:30 BRST 2007

>     Certamente são novas faixas IPs delegadas ao Brasil. Já tenho
> cliente Brasil Telecom e Embratel nessa nova faixa 189 .... agora você
> me diz que Velox também ...... só podemos supor que as 200 e 201
> delegadas ao Brasil já devem estar acabando :)

A Embratel esta utilizando o range 189.2.238.64/26 na "NOVIDADE"
instalada aqui na selva: NET VIRTUA !!! Ate que enfim temos um
concorrente para o ADSL e para as operadoras de radio Wi-Fi (2.4) que se
instalaram na regiao. 2,4,8 Mbps ?????? Que isso !!! E um absurdo de bom
!!!

Nesse caso parece estar tudo ok pois os clientes daqui estao recebendo
apeas um unico IP dinamico (publico) dentro de um range /26.

O VIRTUA empresarial tambem somente entrega um IP publico (fixo) para o
cliente. Nao entendo muito bem a topologia fisica e logica dessas redes
de dados sobre cabo coaxial, mas da a impressao de que os modens sao
ligados em um grande "switch" de distribuicao por uma grande malha de
cabos coaxiais. E isso mesmo ?

Nao seria interessante realocar alguns IPs das redes de acesso que
utilizam Frame-Relay e PPP ?

Voces fizeram alguns comentarios sobre problemas com tamanho das tabelas
de roteamento. Porem, como os blocos grandes de IPs ja estao alocados
para a operadora ... ela poderia utilizar uma mascara maior em seus
roteadores de borda, otimizando o uso dos IPs para os clientes de
pequeno porte (10, 20 maquinas com NAT), nao ?

Assim nao precisaria pedir outros blocos ... talvez ?

Att,

Giuliano