[MASOCH-L] Sobre enderecamento internet e IPv6

Jader Marasca jader.marasca at gmail.com
Thu Jan 11 18:31:48 BRST 2007

E isso foi MUITO visível para mim, quando a empresa em que eu trabalhava 5
anos atrás, adquiriu um link de 64K para dados e mais 384K para
videoconferencia direto da Embratel.

Nos foi designado um range de 128 endereços IPs públicos!!

Não precisávamos mais do que 5. Certamente, durante os anos que continuei na
empresa não usamos mais do que 3 deles.

Jáder

On 1/11/07, Lao DanTong <danton at inexo.com.br> wrote:

> aí que mora o erro, se eles tem esse monte de endereços deveriam usar. NAT
> é uma porcaria para traçar problemas, p.ex. uma máquina bichada enviando
> spam passa pelo NAT e perde sua identidade. Eu acho que usam NAT por ser
> uma solução pronta e pela ilusão de segurança.

> não creio que haja falta de IPs, o problema maior com o IPv4 é o tamanho
> das tabelas de rotas, porisso os órgãos que fornecem endereços não gostam
> de fazê-lo em blocos menores que /20. O Fred do nic.br ou o Patara do
> LACNIC podem elaborar isto melhor.

> É o LACNIC mesmo.

Jáder Marasca
55.51.9246.3265