[MASOCH-L] Sobre enderecamento internet e IPv6

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Thu Jan 11 17:52:09 BRST 2007

On Thu, 11 Jan 2007, GIULIANO (UOL) wrote:

> Pessoal,
>
> Tenho acompanhado algumas instalacoes de links de pequeno porte de
> operadoras no interior de Sao Paulo e tenho visto um VERDADEIRO descaso
> com a questao de falta de enderecos IPv4:
>
> - Escritorios de advocacia tem 64 IPs publicos e links de 256 Kbps
> - Escritorios de contabilidade com 64 IPs publicos e link de 128 Kbps
> - Empresas de medio porte com 20 PCs, 512 Kbps e com 128 IPs publicos
>
> .. todos eles com apenas 1 unico IP publico utilizado e NAT.

aí que mora o erro, se eles tem esse monte de endereços deveriam usar. NAT
é uma porcaria para traçar problemas, p.ex. uma máquina bichada enviando
spam passa pelo NAT e perde sua identidade. Eu acho que usam NAT por ser
uma solução pronta e pela ilusão de segurança.

> Aqui no Brasil nos nao temos falta de IP ?  Nao existem empresas que
> necessitam realmente de IPs publicos em grande escala ?

não creio que haja falta de IPs, o problema maior com o IPv4 é o tamanho
das tabelas de rotas, porisso os órgãos que fornecem endereços não gostam
de fazê-lo em blocos menores que /20. O Fred do nic.br ou o Patara do
LACNIC podem elaborar isto melhor.

É o LACNIC mesmo.