[MASOCH-L] RES: luta contra spam...

Leonardo Rodrigues Magalhães leolistas at solutti.com.br
Tue Feb 13 18:25:50 BRST 2007

Lao DanTong escreveu:

> estou com Marlon. um único falso positivo deletado sem o conhecimento do
> freguês é suficiente para provocar um desastre. Eu não uso analisadores de
> conteúdo, pois a gente nunca pode realmente descartar uma mensagem em
> função de seu resultado, pode no máximo rotulá-la e desviar para uma caixa
> postal especial. mas para fazer só isso tem que dispender um esforço
> hercúleo, a ponto de precisar equipamento maior e mais caro somente para
> fazer a análise. tudo isso para por um ***SPAM*** no assunto da mensagem.
> Too much ado about nothing.

> [...]

    Pergunta pra turma que morre de medo de descartar mensagem por falso
positivo ..... :)

    Como vocês fazem com as regras que vocês certamente implementa antes
do analisador de conteúdo ?? E as rejeições por RBLs ?? E as rejeições
pelo greylist ?? E as rejeições por mensagens vindas de máquinas que não
possuem reverso cadastrado corretamente ?? E as que não passam nos
testes de SPF ?? Essas mensagens são rejeitadas ainda antes de receber o
corpo da mensagem .... ou seja, ainda impossível de 'rotular' e enviar
pro usuário marcado como SPAM.

    Tenho uma empresa de prestação de serviços em informática e
atendemos hoje aproximadamente umas 25 empresas, das quais no mínimo 20
possui servidor de correio próprio. Sempre utilizamos a rejeição direta
das mensagens identificadas como SPAM, sem nenhum tipo de marcação e
nenhum aviso ao destinatário que deveria receber a mensagem. Utilizamos
um postfix bem ajustado e um SpamAssassin que levamos mais de ano pra
acertar a configuração. Simplesmente não temos reclamações de falso
positivo !!! Pode ser que até façamos o bloqueio de alguma newsletter
..... não duvido que isso aconteça de vez em quando. Porém em alguns
anos simplesmente não tivemos problema de usuário não receber um email
esperado por causa de falso positivo.

    E pra quem quiser falar .... 'mas prestar serviço pra uma empresa é
diferente do que prestar serviços pra um provedor' ..... já digo que
tenho solução de correio/antispam rodando em 2 provedores :) Não são de
grande porte, verdade. Os dois devem somar uns 2000 usuários no máximo.
Mesmo assim, não é pouca coisa não !

    Sinceramente, acho que um sistema bem configurado, com parâmetros
bem ajustados, um Bayes bem treinado e com parametros de aprendizado
também ajustados, notas de corte não muito baixas (prefiro falso
negativo - spam entrando - do que falso positivo - mensagem legítima
bloqueada como spam) ... um sistema assim tem uma chance muito baixa de
realmente gerar problemas por causa de falsos positivos.

    A questão da nota de corte é um ponto importantíssimo na minha
opinião. Nenhum usuário fica puto de raiva por receber 2-3 SPAMs por dia
.... ele vai achar ruim, isso sim, quando ele começar a NÃO receber 2-3
emails que ele está esperando por dia. Ao ajustar as notas de
detecção/descarte de mensagens para valores não-baixos, eu até permito
que alguns falsos negativos aconteçam. Porém evito que falsos positivos
aconteçam.

    Com isso tudo, creio que é possível chegar numa solução antispam
altamente eficiente e mesmo assim com baixissima taxa de falsos
positivos. Mas pra isso, cada parte do antispam tem que estar totalmente
bem tunado ...... isso nem sempre se consegue copiando de tutorial na
web nem copiando dos exemplos que vem na documentação daquele aplicativo.

    Eu particularmente não vejo vantagem nenhuma em entupir a caixa dos
meus usuários com 100-120 mensagens diárias com **SPAM** no assunto ....
mas isso é opinião minha.

    Por hora .... meus servidores de correio basicamente são postfix com
policyd fazendo greylist, nenhuma RBL consultada direto no postfix,
SpamAssassin com suas regras padrões mais vários arquivos do SARE e
testes de RBL habilitados no SpamAssassin. As RBLs no SA servem como
critério de classificação e não como critério de descarte quando
configurado direto no postfix. Utilizo também os plugins razor2 e mais
recentemente FuzzyOCR. Bayes ativado no SpamAssassin com notas de
aprendizado ajustadas para 1 (nonspam) e 12 (spam).

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues

	gertrudes at solutti.com.br