[MASOCH-L] cabo de rede em Y

João Carlos Mendes Luís jonny at jonny.eng.br
Fri Dec 28 22:14:57 BRST 2007

Christian Lyra wrote:
> Ois,
>
> Cada coisa que a gente ve...
>
> http://lyra.soueu.com.br/imagens/suiti/
>
> as fotos são uma brincadeira, e os cabos não estão ligados nos
> equipamentos de verdade. Mas o "suiti" é de "verdade". A raridade foi
> encontrada na rede de um cliente de um amigo, e disse ele que
> funcionava. Não cheguei a ligar para confirmar, mas eu até acredito. O
> CSMA/CD não foi feito para detectar colisões? :-)

Só que o CSMA/CD foi feito para barramento, não para estrelas.  Apesar
do "half-duplex" na tecnologia, o cabo UTP ainda são dois pares de fios,
um para ir, e outro para voltar o sinal.

Se quiser fazer uma gambiarra que funciona, ligue em anel, e modifique
os drivers de rede para entender essa configuração.  Ligação em Anel: O
cabo de TX vai para a máquina à "direita", e o cabo de RX para a máquina
à "esquerda".  Não tem cruzamento de fios.  Obs: Se um computador
falhar, toda a rede para.  Por outro lado, não tem colisão.

Humm, será que isso vale uma RFC de primeiro de abril?  É implementável,
então pode ser submetido ao processo de RFC...

                                        Jonny

João Carlos Mendes Luís - Networking Engineer - jonny at jonny.eng.br