[MASOCH-L] Log de IPs era: Projeto de Crimes ...

Tukso Antartiko tukso.antartiko at gmail.com
Thu Dec 13 20:57:12 BRST 2007

Não sou advogado e isto não é conselho legal. Estamos apenas discutindo o
assunto de maneira informal, não tome qualquer decisão baseada nesta
discussão sem antes consultar um advogado.

Vovó já dizia: é melhor prevenir do que remediar

Se você sair do NAT para IPs válidos terá muitos mais problemas de segurança
para se preocupar. Arrume um ASN e tenha outra sarna para se coçar. Proxy
com X-forward habilitado dá o mesmo resultado basta que o "atacado" tenha a
mínima noção de logs.

Verifique se o whois da sua faixa possui seus dados de contato e responda
qualquer reclamação com presteza.
Aplique também medidas preventivas de segurança. Desse jeito você mantém sua
rede limpa, solucionando/evitando os problemas no início  e consegue
testemunhas que confirmem que você se esforça para resolver problemas de
segurança.

Antes de preocupar com fazer log de IP tome todas as precauções para que os
usuários não burlem o controle de endereços da sua rede, sem isso seu log
será apenas um monte de lixo. A propósito, conheço redes grandes facilmente
burláveis.

Fazendo tudo isso mesmo assim sua faixa pode estar sendo usada indevidamente
pois alguém no caminho do atacado pode estar corrompido, você pode fazer
muito pouco a respeito disso e o atacado é muito orgulhoso para assumir que
é inseguro.