[MASOCH-L] [OFF-TOPIC] Servidores Dedicados

Alberto Sá Júnior Infohall alberto.sajr at infohall.com.br
Tue Aug 28 09:39:28 BRT 2007

Prezados Colegas,

Bom dia.

Jean, passei pela mesma situação que você está hoje e tive algumas infelicidades pelo caminho.

De cara usar um servidor seja gerenciado ou não, em datacenter confiável, é a melhor solução em termos de confiabilidade.

Montar uma infra interna, pode trazer problemas, desde segurança, uma vez que investimentos nesta área são caros, até indisponibilidade por falta de energia ou crash onde você não consegue rebutar o servidor porque o "escritório" está fechado.

Por outro lado o uso de um datacenter, envolve custos, podem haver outros tipos de indisponibilidade, como por exemplo a rede do datacenter estar sofrendo um ataque ou até problemas físicos ou de software do servidor que está utilizando.

Além disso um servidor em dc nunca terá a mesma disponibilidade de acesso do que uma rede LAN (vide velocidade de redes LAN 10MB/100MB/1GB...e tempo de resposta).

Por exemplo, eu programava em ASP.NET e utilizava AJAX. Em algumas páginas que usavam forte acesso a BD (DATAGRIDS), o acesso era muito rápido no servidor interno, mas quando foi para o dc o desempenho tornou-se insuportável.

Dica que eu dou: Desenvolva em um serviço de hospedagem normal compartilhado, vai ter uma noção de como o sistema irá se comportar em um servidor dedicado. Tenha em mente que muitos serviços de hospedagem compartilhada são melhores do que uns servidores dedicados que andam oferecendo por aí (por dois motivos: servidor dedicado, quanto melhor é a configuração, mais caro é, e tem limitação de banda...). Depois de desenvolvido e testado, você escolhe o que quer fazer...

Quanto aos e-mails, é um belo tiro no dedão do pé. Administrar e-mails é muito mais do que simplesmente colocar um QMAIL com QMAILSCAN rodando. Tem problema de SPAM, tem problema de outros provedores bloquearem seu IP em blacklists, tem provedor que está com problemas de recebimento de mensagens daí seus usuários vão reclamar com você, tem backup, tem muita coisa....

Se mesmo assim quiser entrar nisso, tenho duas recomendações de empresas que já usei e tive alguns problemas (sempre haverá o Murphy por aí), mas que no geral atendem bem:

EUA: The Planet (www.theplanet.com)
Brasil: LocaWeb (www.locaweb.com.br)

De fato banda internacional é um problema hoje em dia, se seu cliente usa Telefonica na filia, veja que a LocaWeb participa do PTT de São Paulo e boa parte do link dela é da Telefonica, ou seja, você estaria "em casa".

Em ambas existem opções de hospedagem compartilhada, servidor virtual, servidor dedicado gerenciado e não gerenciado.

Minha escolha para começar: Servidor virtual da LocaWeb com gerenciamento deles, usando painel Plesk. vai te dar um servidor completo, com serviço de e-mails, backup, segurança, monitoramento e spareparts (troca de hardware) deles.

Precisando de qualquer ajuda avise.

Boa sorte e abraço aos colegas.

Atenciosamente,

Alberto Sá Júnior
alberto.sajr at infohall.com.br
Infohall Tech Solutions
Rua Joaquim Antonio Nascimento, 99 Cj. 13
Jd. Canadá - CEP 14024-180
Ribeirão Preto - SP - Brasil
Tel.: (16) 3902-3170
www.infohall.com.br