[MASOCH-L] erro com apt+dpkg

Jorge Luiz Correa jorge at acmesecurity.org
Sat Apr 28 12:09:44 BRT 2007

Olá Rafael!

Como está dando Segmentation Fault, provavelmente falta alguma coisa
durante a execução do dpkg. Como o linux usa diversas bibliotecas
dinâmicas, pode ser que algumas delas não estejam presentes. Você pode
fazer uma checagem. Lá vai:

# apt-cache show dpkg
.
.
Pre-Depends: libc6.1 (>= 2.3.5-1), coreutils (>= 5.93-1)
.
.

(Ah, rode o apt-cache show dpkg ai, visto que estou na etch já, e talvez
as versões não batam).

Assim, para o dpkg funcionar você deve possuir libc6 e coreutils. Veja
que, o processo é recursivo. libc6 deve ter dependências e coreutils
também. Como seu apt deu problema, seria necessário que você instalasse
todas elas na mão.

Se o seu apt-cache não funcionar, você pode consultar as dependências
online, no site do debian (um apt online praticamente):

http://www.debian.org/distrib/packages#search_packages

Então, pode baixar os pacotes que faltam. Só que, você deve dar um jeito
de instalar estes pacotes. Resta saber como, visto que o dpkg -i
pacote.deb acho que não funcionará também.

Talvez possa tentar alguma coisa com um livecd, como o kurumim ou
knoppix (que são baseados no debian).

Sendo mesmo problema de falta de bibliotecas, no pior caso, talvez
copiando na mão os arquivos faltantes para os diretórios corretos o
segmentation fault seja sanado. Em alguma outra máquina, rode dpkg -L
lig6c para ver os arquivos que ele possui, e onde ficam. Exemplo:

# dpkg -L libc6.1
/.
/lib
/lib/libdl-2.3.6.so
/lib/libcrypt-2.3.6.so
/lib/librt-2.3.6.so
/lib/libcidn-2.3.6.so
/lib/libthread_db-1.0.so
/lib/libnss_compat-2.3.6.so
/lib/libnss_nis-2.3.6.so
/lib/libnss_nisplus-2.3.6.so
/lib/libpcprofile.so
/lib/alpha-linux-gnu
/lib/libc-2.3.6.so
/lib/libpthread-0.10.so
/lib/libnss_hesiod-2.3.6.so
/lib/ld-2.3.6.so
.
.
.

Dê uma 'googlada' também, talvez alguém já passou por isso e seja
simples resolver.

Até mais, abraços!

Rafael Possamai wrote:
> Opa,
>
>     Obrigado, com esse comando eu resolvi o problema do servidor2, creio que
> no próximo boot não vou ter problemas, espero...
>     Já o servidor1 continua com o mesmo problema de segmentation fault,
> exemplo:
>
> root at spitfire:~# apt-get -f install (outros comandos tambem, tipo o update,
> check, autoclean, etc)
> Lendo lista de pacotes... Pronto
> Falha de segmentaçãoe dependências... 50%
> root at spitfire:~#
>
>     Será que é problema no apt mesmo?
> [...]

jorge (shift+2) acmesecurity . org
ACME! - Advanced Counter-Measures Environment
Computer Security Research - Unesp