[MASOCH-L] 2 Links

GIULIANO (UOL) giulianocm at uol.com.br
Thu Apr 5 10:56:31 BRT 2007

Pessoal,

Tenho o seguinte ambiente numa empresa com 500 maquinas:

		    Internet

		  Oper1  Oper2
		      \	  /
		       \ /
			0  Roteador

			0  Firewall com IP publico

		---------------- LAN

As 2 operadoras fornecem escoamento de trafego para a Internet com 2
blocos de IPs diferentes.

Porem, se utilizarmos o firewall com apenas 1 bloco de enderecos, os
clientes que buscam servicos dentro da rede nao conseguirao acessar, em
caso de falha da operadora do bloco.

Alem disso, sem utilizar NAT, como poderia realizar o balanceamento de
carga ?

No caso de utilizarmos BGP, teriamos que ter um AS publico e um bloco de
  enderecos IP.

Para o caso de solicitar um bloco IP no Registro, eles somente fornecem
blocos /20. E um bloco /20 nao e justificavel nesse projeto.

Como eu poderia proceder, para promover balanceamento de carga entre as
2 operadoras tanto na para trafego de entrada, quanto para trafego de
saida ?

Alguem na lista ja passou por uma situacao similar ?

Obrigado,

Giuliano