[MASOCH-L] Substituto para Lotus Notes

Jose Morelli Neto jmorelli at gmail.com
Wed Oct 4 09:48:23 BRT 2006

Oi Saulo,

Dê uma olhada nas seguintes soluções:

   - OPEN-XCHANGE
   <http://mirror.open-xchange.org/>
   - Hula <http://www.hula-project.org/Hula_Project>
   - php-groupware <http://www.phpgroupware.org/>
   - expresso<http://www.softwarelivreparana.org.br/modules/mydownloads/singlefile.php?cid=69&lid=92>
   - eGroupWare <http://www.egroupware.org/>
   - ePOST Serverless Email System <http://www.epostmail.org/>
   - Citadel.org <http://www.citadel.org/>
   - more.groupware <http://mgw.k-fish.de/Home.9.0.html>
   - zimbra <http://www.zimbra.com/index.html>
   - Kolab Groupware Project <http://www.kolab.org/>

Faz algum tempo que não me informo sobre elas, mas sei que algumas
(Open-Xchange, Zimba e Kolab) possuem conectores para outlook (caso seja
necessário). Quase todas se integram com Thunderbird, kmail ou evolution
fácilmente. Algumas possuem interface via web bem desenhadas (e de fácil
compreensão) enquanto outras não são tão intuitivas. o Hula é baseado em um
código doado pela Novell (NetMail) e o Open-Xchange foi um produto
comercializado pela SuSE (SUSE Open Exchange) antes da venda para a Novell,
que em seguida disponibilizou o fonte em GPL. O Expresso, como comentado
pelo Daniel, foi baseado no eGroupware, porém a Celepar fez um trabalho
muito bom na interface com o usuário deixando-o bem intuitivo e rápido. O
Zimbra também é show, mas achei o cliente web dele é muito pesado,
consumindo muito recurso do cliente para deixa-lo com a interface que tem.
Os demais não me aprofundei.

Espero ter ajudado,
    Neto.