[MASOCH-L] Problemas estranho com rotas(SOLUÇÂO)

Julio Arruda jarruda-gter at jarruda.com
Thu Nov 16 12:35:31 BRST 2006

silvio.cesar at unigranrio.edu.br wrote:
> [...]
>
> Como hospedamos nossos próprios serviços web, perdiamos muito em
> velocidade deixando o tráfego ter que sair da nossa rede pelo
> Firewall(ADSL), então fiz esta rota estática em Firewall(ADSL) apontando
> para Firewall(NAT), roteando assim nossos serviços por nossa LAN.
>
> Obs.: Algumas máquinas Windows dão este problema, uma minoria não.
>
> O que pensei seria colocar uma interface em Firewall(ADSL) diretamente
> na mesma faixa de ips do servidor, logo Firewall(ADSL) teria uma
> interface diretamente conectada na rede válida e eu não precisaria mais

Se sua rota default e' uma, e a rota mais especifica e' outra, uma
solucao poderia ser criar rotas especificas nas estacoes.
A outra, e' no Firewall(NAT), NAO enviar o ICMP redirect. Isto evitaria
o problema eu creio, MAS, nao evitaria o fato de que Firewall ADSL tem
que atuar como um 'router em um palito', roteando trafego da LAN para
ela mesma quando vai trafego para a rede
Pelo que voce diz, voce nao se importa de entrar e sair pela mesma
interface do firewall ADSL quando esta indo 'para' a rede remota atras
do firewall NAT.

Quanto a 'descricao' de problemas, ideias e etc..
Nao entendi o colocar uma interface em firewall(adsl) diretamente.
Tente se colocar no lugar de quem esta 'vendo' o problema remotamente.
O que voce descreve, sem enderecos IPs, e etc, nao da informacao
suficiente para fazer o troubleshooting. Imagine sempre que voce tem que
dar suporte a mesma rede, sem saber zero, nada, zit, da mesma, que
informacao voce precisa neste caso..
Um exemplo, me parece que os PCs windows, a interface 'interna' dos dois
FW (ads l e nat), estao todos na mesma subnet, mas isto e' por que so
assim faz sentido o ICMP redirect, isto e' verdadeiro ? Isto e' 'logico'
baseado em como IP trabalha, mas e' deducao.