[MASOCH-L] Por que usar "hot spares" em RAID 5.

João Carlos Mendes Luis jonny at jonny.eng.br
Thu May 11 12:32:38 BRT 2006

MARLON BORBA wrote:
> Prezados,
>
> Não sei a quem perguntar isto. O assunto vai criar polêmica aqui no TRF. Alguém poderia apontar-me para um documento que mostre os prós e os contras de se utilizar "hot spares" em "arrays" RAID 5? Eu o defendo, apesar da perda de um volume físico, o qual ficará  "ocioso" enquanto os demais trabalham (dentro daquela antiga ótica de custo/benefício), pensando no ganho de performance, de confiabilidade e de segurança.

     O hotspare serve para reduzir o tempo de trabalho em modo degradado em caso de problemas em
algum disco, e para reduzir as chances de falha dupla, consertando o defeito o mais rápido possível.

     Como qualquer coisa referente a manutenção, quando tudo funciona parece que é um gasto
desnecessário.  E mesmo quando não funciona, muitas vezes só se dá o valor se a redundância não
existe e o usuário é prejudicado.