[MASOCH-L] Rotas EBT

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Thu Jan 26 11:43:40 BRST 2006

On Thu, 26 Jan 2006, Alex Robertson wrote:

> Prezados,
>
> Tenho três dúvidas:
>
> 1- Se estou em Niterói (RJ) pingando uma máquina que está em Niterói,
> por que os pacotes deveriam ir para Sao Paulo e depois voltar?
> Todu bem, é roteamento dinâmico, mas não é estranho?

depende, se os dois pontos estiverem em redes diferentes que trocam
tráfego em são paulo, o que você está descrevendo é perfeitamente normal.
Distâncias na Internet não são medidas em quilômetros mas em número de
"hops" (saltos) pelos roteadores.

> 2- Por que o atraso de 2 segundos no roteador 200.211.219.114, que
> parece ser o router de borda da ebt com telemar?
> Percebi isto ontem, mas não sei há quanto tempo está assim.

possivelmente tráfego intenso e/ou baixa prioridade para o tipo de tráfego
que voce usou para medir.

> 3- Achava que a RedeRio tinha saída com a rede Telemar. Se tem, pode
> ter algum problema, porque a melhor rota para Telemar é a EBT.

alguém da rede rio na lista pode explicar. eu não sei com quem ela troca
figurinhas.