[MASOCH-L] VPN complexa

Leonardo Rodrigues Magalhães leolistas at solutti.com.br
Tue Jan 3 18:32:50 BRST 2006

Mauricio Bonani escreveu:

>Sua idéia é interessante Leonardo, porém para cada novo cliente tenho
>que inserir um novo alias numa das interfaces de rede do firewall com
>a nova faixa de IP's.
>A idéia da VPN surgiu porque gostaria de entregar apenas um IP para o
>cliente, semelhante ao que fazem as as DSL ou cable.
>Alterar a configuração em todos os clientes não seria difícil nesse
>momento pois o provedor ainda é pequeno, mas está começando a crescer
>e gostaria de oferecer um serviço mais profissional.

    Um amigo meu tem um provedor e faz tudo isso através de PHP. Ele tem
uma base de dados SQL com o cadastro dos usuários, faixa IP de cada um,
banda, amarra IP do cliente no MAC da placa de rede dele informada no
cadastro, se está ativo ou não ..... esse script faz tudo quando é
executado, permitindo que a administração faça o
cadastro/bloqueio/ativação/alteração de banda de clientes através de uma
interface web.

    Claro que algumas ações vão precisar que o script seja chamado com
sudo, mas isso é um detalhe.

    Eu gosto da idéia de um provedor com IP puro, sem nenhum tipo de
complicação. Porém, se tivesse que sair disso, provavelmente utilizaria
PPPoE. Para isso, porém, sua rede rádio precisa estar configurada em
modo bridge OU seus rádios fazerem PPPoE-relay, caso sua rede esteja
roteando IPs. Até onde eu sei, esses radinhos mais baratos, tipo Edimax
da vida, não fazem PPPoE Relay. Sei que os APs da Proxim todos fazem
PPPoE relay.

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues